Home Conselhos Cuidados Básicos Saúde pediátrica

Saúde pediátrica

Gatinhos

O nosso protocolo para gatinhos está delineado para oferecer ao seu gatinho todos os benefícios desde o seu nascimento até cerca das 12 semanas de idade.
O protocolo de vacinas inclui a vacina para a panleucopénia, para a rinotraqueite felina, para o calicivirus e caso se justifique, a vacinação para a leucemia vírica e a vacinação anti-rábica, e está estabelecido para se adaptar às necessidades específicas do seu gatinho, dependendo do estilo de vida que se projecta para este e para os demais factores de risco.

Muitas vezes não sabemos a origem do gatinho ou o estado vacinal dos progenitores e por isso optamos por fazer um teste rápido de despiste de doenças infecciosas como a imunodeficiência felina e a leucemia felina, permitindo-nos assim estabelecer o melhor protocolo vacinal para o seu gatinho e estabelecer aconselhamento mais apropriado para o futuro.
Desde logo o seu gatinho irá ser tratado com a desparasitação interna, como forma de eliminar as lombrigas que possa ter (transmissão semelhante às lombrigas do cachorro). Os sinais de parasitose são semelhantes às parasitoses dos cachorros, podendo no entanto ser mais exacerbados.
Desde a primeira consulta, o veterinário irá esclarecer as suas dúvidas e dar os seus conselhos sobre a adaptação do gatinho a sua casa, às pessoas, ao meio ambiente, a educação (sim, os gatos educam-se!), a saúde dental, as formas de promover o exercício do gatinho, a nutrição apropriada e outras questões que possam surgir e ser esclarecidas de modo a que possa usufruir da melhor forma desta etapa da vida do seu gatinho!!

Cachorrinhos

O nosso protocolo para cachorros está delineado para oferecer ao seu cachorro todos os benefícios desde o seu nascimento até cerca das 16 semanas de idade.

O protocolo de vacinas inclui a vacina para a parvovirose, para a esgana, para a hepatite vírica canina e para a leptospirose e, mais perto das 16 semanas a vacinação anti-rábica, sendo o protocolo adaptado ao seu animal e ao estilo de vida deste.

Desde logo o seu cachorro será ser tratado com a desparasitação interna, como forma de eliminar as lombrigas de cachorro que lhe podem ter sido transmitidas pela mãe, através da placenta antes do nascimento ou através do leite no período de amamentação, ou facilmente apanhados no meio ambiente. Estes parasitas podem provocar graves transtornos intestinais, com o aparecimento de vómitos ou diarreias ou em caso de parasitose severa, o aparecimento de rolhões parasitários no intestino. Podem ainda existir outro tipo de parasitas no seu cachorro que provocam sinais semelhantes, podendo mesmo provocar anemias, pelo que pode ser necessário fazer um teste fecal para determinar que parasitas estão a parasitar o seu cachorro.

Desde a primeira consulta, o veterinário irá esclarecer-lhe todas as suas dúvidas e dará os seus conselhos sobre o treino do seu cachorro, a adaptação deste a sua casa, a obediência, o exercício, a saúde dental, a nutrição apropriada e outras questões que possam surgir e ser esclarecidas de modo a que possa usufruir da melhor forma desta etapa da vida do seu cachorro!

Saúde pediátrica