Home Conselhos Saúde Reprodutiva Pseudogestação ou "Gravidez Psicológica"

Pseudogestação ou "Gravidez Psicológica"


A pseudogestação também conhecida como falsa gravidez ou gravidez psicológica corresponde a uma alteração hormonal numa cadela não gestante, que leva ao desenvolvimento de comportamento e sinais clínicos de gestação.

 É um processo fisiológico que ocorre naturalmente em todas as cadelas. No entanto, quando ocorre o desenvolvimento de sinais clínicos passa-se a referir a pseudogestação como um processo clínico.Este fenómeno parece ter tido origem nos ancestrais do cão doméstico: as fêmeas lobo que não tinham crias tinham a função de cuidar e amamentar das crias de ninhadas de outras fêmeas da matilha.

Porque ocorre?
Durante a fase de estro, vulgarmente denominada por cio decorre a ovulação. Na fase seguinte, diestro, ocorre a formação do corpo lúteo ou corpo amarelo, uma estrutura resultante da libertação do oócito durante a ovulação. O corpo lúteo tem a função de produzir uma hormona sexual muito importante, a progesterona. Ao longo do diestro a atividade do corpo lúteo atinge o seu máximo e cerca de 6 a 12 semanas após o estro, este inicia uma fase de regressão. Assim, ocorre uma diminuição dos níveis de progesterona, aumentando os níveis de prolactina (hormona relacionada com o processo de lactação). O conjunto de alterações hormonais leva deste modo ao desenvolvimento de pseudogestação com a presença de eventuais sinais clínicos.

Quais são os sinais clínicos?
Os sinais clínicos observam-se cerca de 6 a 12 semanas após o estro e encontram-se associados a uma potencial gestação. Podem ser bastante subtis, tais como alterações de apetite, aumento de peso e distensão abdominal. Por vezes podem também surgir sinais sugestivos de parto eminente: prostração, comportamento de ninho, anorexia, vómitos e adopção de objectos inanimados (brinquedos, peluches, almofadas…). Podem ainda surgir contrações abdominais e o desenvolvimento da glândula mamária com eventual produção de leite.

Como se faz o diagnóstico?
Nestes casos a história do animal e a palpação abdominal são de extrema importância para diagnóstico de pseudogestação, excluindo outros diagnósticos tais como gestação ou distócia (dificuldade na expulsão dos fetos). No entanto e para confirmação do diagnóstico podem ser efetuadas radiografia e/ou ecografia abdominal.

Quais as opções terapêuticas?
Na maioria das cadelas não será necessário tratamento. A excepção é a existência de sinais clínicos mais complicados tais como a produção de leite. Nestas situações devem ser administrados fármacos que inibem a lactação bem como descontinuar estímulos que desencadeiem a produção de leite (como por exemplo: evitar contacto com possíveis objectos ou brinquedos adoptados e não remover o leite das glândulas mamárias). No entanto, o tratamento de eleição é a esterilização (ovariohisterectomia), uma vez que as cadelas que apresentam pseudogestação têm frequentemente recidivas futuras.