Home Serviços Vacinação

Vacinação

A vacinação do seu animal desempenha um papel importantíssimo na manutenção da sua saúde, prevenindo as doenças comuns mais sérias.

A Clínica Veterinária dos Milagres associa-se aos protocolos mais comuns de vacinação, tendo sempre em conta a especificidade do meio onde o animal habita, por exemplo existe uma vacinação para gatos que não saem de casa e uma vacinação para gatos expostos ao contacto com o exterior ou, num outro exemplo, animais que viajam muito para zonas com doenças endémicas.
 Conte connosco para delinear um protocolo à medida do seu animal!

O protocolo comum para cães inclui a prevenção da Esgana, da Parvovirose, da Hepatite Vírica Canina e da Leptospirose, com uma periodicidade anual, exceptuando num primeiro ano de toma, em que esta terá que ser repetida pelo menos uma vez (rappel vacinal). A somar a estas inclui-se a vacina obrigatória por Lei, a vacina anti-rábica (obrigatória tal como o Microchip).

Como vacinação complementar e dependente do meio ambiente onde o seu cão circula poderemos optar por vaciná-lo para a Leishmaniose (muito comum na nossa zona) e para doenças que apesar de serem menos comuns podem coincidir com áreas de circulação do seu cão: a vacina para a tosse do canil (obrigatória em hotéis e canis de animais), a vacinação para a doença de Lyme e a vacinação para a Piroplasmose.
O protocolo dos gatos depende do tipo de vida do animal. Se o seu gato circula dentro e fora de casa ou mesmo só fora de casa (outdoor), deve tentar prevenir o máximo de doenças, fazendo-lhe a vacinação mais completa. Se o seu gato apenas circula dentro de casa, nunca tendo contacto com o exterior (indoor), podemos optar por uma vacinação que tenha menos valências.
A vacinação anti-rábica é obrigatória por Lei e é necessária para o seu gato viajar, tal como o Microchip.

Assim, temos como protocolo para gatos outdoor inclui a vacina da Rinotraqueite Felina, o Calicivírus, a Panleucopénia e a Leucemia Vírica Felina; e o protocolo para gato indoor inclui a vacina da Rinotraqueite Felina, o Calicivírus e a Panleucopénia.

Vacinação