Home Serviços Radiologia

Radiologia


A Radiografia é o método de imagiologia mais usado na CV Milagres (no ano de 2012 fizemos mais de 400 RaioX). Para este exame contamos com um RaioX Digital de topo, que nos permite diminuir o erro no exame, com isso diminuir o número de projeções e com isso diminuir a exposição do animal a radiação, e isto ainda com um aumento significativo da qualidade das imagens e facilidade de comunicação das alterações ao cliente.
O RaioX que mais se efectua na CVMilagres é o RaioX ao tórax, que nos permite ver as costelas, a coluna toráxica, os pulmões, o coração, a traqueia, e outras estruturas que se possam evidenciar, como os gânglios linfáticos, o Timo ou efusões pleurais. Estas radiografias são normalmente pedidas pelo veterinário em situações de febre, tosse, alguma indicação da auscultação cardíaca, dificuldade de respirar ou padrão respiratório alterado, algum trauma como atropelamento, etc.
De seguida na lista dos RaioX mais comuns vem o RaioX abdominal, onde podemos ver a silhueta de alguns órgãos abdominais como o fígado, o baço, os rins, o estômago, os intestinos, a bexiga, a próstata, o útero se aumentado, bem como a coluna lombar. Normalmente o veterinário pede estas radiografias em caso de transtornos gastro-intestinais, problemas urinários, suspeita de torsão do estômago, casos de trauma como atropelamento, etc, e para estes muitas vezes usamos meios de contraste, como o bário ou soluções iodadas ou mesmo o ar.
O Bário é usado num exame radiográfico que nos permite ver desde o esófago até ao recto todo o movimento que o bário faz, ou se pára e onde, ou se tem dificuldade em alguma zona e porquê, permitindo-nos distinguir corpos estranhos, por exemplo, que não sejam visíveis numa radiografia convencional – plásticos, por exemplo.
As soluções iodadas são usadas para fazer contraste onde o Bário não pode ir, como em Angiografias renais ou hepáticas, e claro para a mielografia, em que é introduzido o liquido de contraste no espaço sub-aracnoide, nas meninges da medula espinal para ver se existem obstruções à progressão do meio de contraste, atrasos nesta progressão ou contorno de massas ou formações medulares, quer estas sejam extradurais, intradurais-extramedulares ou intramedulares.

Radiologia
Radiologia