Home Especialidades Nefrologia

Nefrologia


Existem duas formas de doença renal: a aguda e a crónica.
A doença aguda aparece subitamente e muitas vezes encontra-se relacionada com problemas de saúde noutras zonas do organismo, como a desidratação, infecções ou toxinas em circulação.
A doença crónica é o resultado de uma lenta degeneração do rim e muitas vezes apenas se torna sintomática quando 75% da função deste se encontra perdida. Aparecem sinais como beber muita água e urinar muitas vezes e perda de peso. A doença renal crónica é muito comum em gatos e pode dever-se entre outras causas a problemas de hipertensão sistémica e problemas cardíacos. À medida que a doença avança, toxinas que normalmente eram excretadas pelo rim, permanecem em circulação, originando problemas noutros órgãos. Também a função hormonal se encontra diminuída no rim, interferindo então no mecanismo de estimulação de produção de glóbulos vermelhos, podendo originar anemias. O tratamento da doença renal é um tratamento que visa retirar a causa da doença, se esta estiver presente (por exº infecção) e fazer um tratamento de suporte de função renal, com fluidoterapia e muitas vezes com diálise peritoneal, e em último lugar, resolver as consequências da quebra da função renal (por exº anemia).     

Aconselhamos a mensuração da pressão sanguínea em todos os animais, especialmente a partir dos 6 anos, e também aconselhamos a realização de análises periódicas. A deteção precoce da doença renal é fundamental para assegurar algum do sucesso do tratamento.