Home Curiosidades A idade dos animais

A idade dos animais


Eu sempre ouvi dizer que “um ano de pessoa são sete anos de cão”.
A velha fórmula de cálculo da idade canina nunca foi aplicável a todos os cães e baseava-se apenas numa comparação limitada da esperança de vida de humanos vs cães. Os gatos envelhecem de uma forma mais previsível do que os cães, especialmente porque têm menos variabilidade, mas a fórmula de 7 para 1 também não funciona para os gatos.

Qual é afinal a idade do meu cão?

Considere dois cães com 10 anos: um Grand Danois e um Chihuahua. Com o método 7 para 1, ambos seriam tão velhos como uma pessoa de 70 anos. Enquanto até podíamos aplicar isso ao Grand Danois (10 anos para esta raça está próximo do limiar da esperança de vida), o Chihuahua ainda estará pela meia idade. Mas mesmo o Grand Danois não está em conformidade com o 7 para 1. No primeiro ano de vida, o Grand Danois cresce quase até ao tamanho adulto, coisa que não acontece num humano de 7 anos.É mais razoável pensar no primeiro ano de vida do cão como a sua infância até atingir o tamanho de adulto e o segundo ano de vida do cão como a sua adolescência até atingir a maioridade. A partir daqui dependerá do tipo de cão. É mais importante pensar em cada cão individualmente com conhecimento que o tamanho e a raça são importantes em relação ao envelhecimento. De forma grosseira, aos 7 anos de idade considera-se um Grand Danois um cão sénior, mas no Chihuahua só com mais de 11 anos.A forma como um cão é tratado também influencia o processo de envelhecimento. Os cães que passam a sua vida com excesso de peso vão ter dor crónica e doenças mais cedo do que animais activos e saudáveis com peso normal. Por isso, enquanto toma precauções consigo, faça o mesmo com o seu cão, cuide da dieta dele e exercite-o.

E a idade do meu gato?

Durante anos tentou-se aplicar o método dos cães nos gatos. Pegando no tempo de vida de um gato e comparando a uma pessoa consegue-se uma fórmula em que 1 ano de gato equivale a 4 anos de humanos. Se aplicarmos esta fórmula a partir do segundo aniversário do gato não estamos muito errados. O primeiro ano leva um gato até ao final da adolescência e o segundo até à idade adulta e a partir daqui contaremos de 4 em 4. Ou seja, um gato de 2 anos é equivalente aos 24 anos de humano, e um gato de 4 anos será equivalente a um humano de 32 (24 + 2x4). O que faz que um gato de 16 anos tenha o equivalente a 80 anos de humano (24 + 14x4).