Os animais mostram-nos vários sinais de aviso antes de nos atacarem:
Os sinais como rosnar, os pêlos do ombro e parte superior do dorso eriçados, rosnar e mostrar os dentes, levantar os lábios de cima, colocar as orelhas para a frente, abanar a cauda devagar, ou as orelhas para trás da cabeça, a cauda entre as pernas e a rosnar, e ainda com os pêlos da cauda eriçados entre as pernas, em posição agachada, mesmo com as orelhas direitas, significa que o cão é obediente. Mostrar a barriga, sinais como lamber e urinar-se mostram resignação. Mas se você continuar a aproximar-se de um cão obediente mas assustado, ele pode morder-lhe.
Os gatos pode agachar-se aproximando as orelhas da cabeça, pode escorrer-lhe saliva ou mesmo cuspir. Os gatos podem ser pequenos mas mostram-se maiores quando estão assustados, com as caudas eriçadas e o dorso em forma de arco. Em alternativa eles encolhem-se com a cauda entre o corpo, mas com as patas bem visíveis e os bigodes muito para a frente e as orelhas muito coladas à cabeça. Em qualquer uma destas situações um gato ou mesmo um cão podem atacar.
Não tente tratar um cão que mostre algum destes sinais. Mesmo veterinários e pessoal especializado em cuidados veterinários por vezes têm muita dificuldade ao lidar com animais agressivos, tendo por isso que os tranquilizar antes dos examinar – você não poderá ajudar o animal se se magoar!