Intoxicação por Chocolate
O chocolate é altamente palatável sendo apreciado pela maioria das pessoas e também alguns animais. No entanto, este nunca deve ser dado ao seu animal de estimação.
O chocolate contém uma substância denominada teobromina que é muito semelhante à cafeína. A quantidade de teobromina presente no chocolate é pequena o suficiente para que seja ingerida pelo Homem de forma segura. No entanto, os nossos animais de estimação metabolizam a teobromina de forma mais lenta, o que a torna uma toxina.
A quantidade de teobromina depende do tipo de chocolate. Quanto mais cacau tiver o chocolate, maior o teor de teobromina e portanto mais tóxico este se torna.
“Certamente o cão teria que comer uma quantidade enorme de chocolate para ficar intoxicado!”, questionam muitos donos.
Não necessariamente! A dose letal de teobromina ronda os 150 a 200 mg/kg. Assim, para que um cão de porte pequeno (2-4 kg) apresente sinais de toxicidade ao chocolate, basta ingerir cerca de 20 g de chocolate negro. Já um cão de porte grande, como o Labrador, pode mesmo morrer se ingerir cerca de 200 g de chocolate de culinária, o equivalente a uma tablete.
Quais os sinais clínicos?
Os sinais clínicos variam dependendo do tipo de chocolate e da quantidade ingerida. Os principais efeitos tóxicos da teobromina são:
Mesmo os sinais mais subtis de intoxicação podem progredir, levando ao surgimento de sinais neurológicos graves que inclusive podem culminar com a morte do seu animal.
Se suspeitar que o seu animal comeu chocolate, contacte-nos o mais rápido possível (os sinais podem aparecer só 6 a 12 horas após a ingestão do chocolate!).
Mesmo sem mostrar nenhuns sinais é essencial que o animal esteja mantido sob a observação pelo menos durante 24 horas.