Época de Cio nos Gatos
Nas gatas, o primeiro cio aparece, em média, entre os 6 a 9 meses de idade, sendo que a actividade ovárica é influenciada por vários factores:
- a raça;
- o peso;
- a genética;
-factores externos (luz/clima, contacto com gatas ou gatos em cio).
As gatas são animais poliestricos sazonais. Isto quer dizer que o seu cio depende da época do ano, primavera/verão – altura em que há mais horas de luz por dia (sazonal); apresentando vários cios durante a época (poliéstrica).
As gatas que vivem dentro de casa, sujeitas a 12-14h diárias de luz, podem apresentar cios durante todo o ano, incluindo estações de outono e inverno.
Durante o período reprodutivo, ocorrem 2 a 3 ciclos com uma duração média de 7 dias cada e intervalo aproximado de 2 semanas. É durante esta altura que a gata tem comportamento característico de cio – mia, chora, por vezes parece que grita, esfrega-se no chão. Mostra-se mais carinhosa, impaciente.
No caso dos gatos, o cio surge entre 8 a 12 meses de idade, sendo também ele influenciado pelo ambiente. O felino fica mais nervoso, mia de forma mais forte e insistente, urina em locais onde não costuma fazer de forma a mostrar que está a marcar território. Pode, ainda, tornar-se mais agressivo para outros machos .
Nesta altura o seu felino (fêmea ou macho) necessita de muita paciência, atenção e afecto.
A esterilização é a melhor forma de proteger o animal desta fase mais complicada. Não esquecer que deverá alterar a ração para esterilizado.