Home Conselhos Doenças Infecciosas Leptospirose - a doença da urina dos ratos

Leptospirose - a doença da urina dos ratos


Introdução:
A leptospirose é uma doença de extrema importância, sendo a urina dos roedores o principal vector de transmissão, tanto nas espécies domésticas como nas pecuárias. Afecta também o homem em actividades de lazer como tomar banhos em rios ou lagos possivelmente contaminados. Outra fonte de contaminação poderá ser a alimentação.

Epidemiologia:

A infecção resulta da exposição directa ou indirecta.
A transmissão directa ocorre através do contacto com a urina, mordeduras dos roedores, picadas de insecto, o coito e transplacentaria.
A exposição indirecta é decorrente da exposição a fontes de águas contaminadas por espiroquetas que são eliminadas na urina dos ratos no solo ou alimentos mal lavados.
A penetração no organismo faz-se através das erosões de pele, da mucosa ocular, vaginal e nasal, do contacto das mesmas com o solo e agua contaminada com espiroquetas Trata-se de uma zoonose (doença transmissível ao Humano), pelo facto de ser comum tanto ao homem como aos animais que com aquele habitam ou convivem.
É uma doença frequente em pessoas ligas profissionalmente com animais, tais como trabalhadores em matadouros e Médicos Veterinários, pessoas que exercem trabalhos de limpeza pública, departamentos de águas e esgotos, laboratórios ou até mesmo professores e estudantes em contacto directo com animais também são susceptíveis de contraírem esta doença na ausência de prevenção.

Sintomas:

Nos cães distinguem-se três formas de manifestação sintomática:

  • Aguda ou hemorrágica 
  • Crónica ou icterica 
  • Subaguda ou urémica. 

Na primeira das formas referidas o ataque é repentino, provocando depressão e vómitos hemorrágicos. São frequentes as epixtasis (sangue pelas narinas) e as hemorragias cutâneas. Na forma ictérica o ataque pode ser rápido e insidioso. A elevação de temperatura não é alarmante, e dá-se a queda desta logo que surge icterícia. Nesta fase vómitos sanguinolentos, epixtasis, obstipação poderá também ocorrer. Na forma subaguda pode aparecer ligeira icterícia, febre, anorexia, vómitos e obstipação.

Diagnostico:

O diagnóstico da Leptospirose não é fácil, dada a variedade de sintomas, comuns em outros casos clínicos. Quando temos um suspeito, este tem de ser confirmado através de análises laboratoriais, fazendo-se o isolamento da bactéria a partir da cultura de sangue.

Controlo e prevenção:

  • Medidas ligadas ao meio ambiente: 
  • Obras de saneamento básico; 
  • Melhorias nas habitações humanas; 
  • Combate de roedores; 
  • Vacinação: é importante vacinar anualmente os cães. As vacinas múltiplas mais modernas protegem os animais contra 4 tipos de Leptospiras, as que mais comummente afectam os cães.

Leptospirose - a doença da urina dos ratos