Home Conselhos Educação e comportamento Como escolher um cachorro adequado a si?

Como escolher um cachorro adequado a si?


Escolher um animal de estimação significa basicamente que está a iniciar uma relação que pode durar 20 anos! É importante escolher o que é mais adequado para si e para a sua família. Para isso e para o ajudar existe uma série de perguntas a que deve conseguir responder:
Qual é o tamanho de cão que é melhor para mim?- vou querer pegá-lo ao colo? - vou querer fazer exercício com o meu cão?- vou querer levá-lo no meu carro?
Que tipo de pelo?- curto ou comprido?- terei disponibilidade para banhos e tosquias de rotina?- vou ter tempo para escovar diariamente?
Quanto tempo terei para estar com o meu cão diariamente? Será que o cão se vai portar bem quando for deixado sozinho no quintal enquanto a família está fora de casa?
Consigo proporcionar-lhe uma quantidade adequada de exercício diário? Quero um cão muito energético que precisa de gastar muitas energias? Ou mais pachorrento?
Já tenho outros animais de estimação? Cães? Gatos? Pássaros?
Que tipo de espaço e vedação é que tenho para o cão?
Tenho crianças em casa?
Quero que o cão fique dentro ou fora de casa ou ambos?
Tenho confiança para lidar e treinar cães mais dominantes?
5 pontos a reter:
1) Considere bem os níveis de actividade - está mesmo disposto a passear um cão pastor activo, todos os dias, durante uma hora para que possa ter a sua dose de exercício? Ou só terá tempo para passear um cão mais calmo?
2) Pesquise bem acerca das raças de cães, dos seus temperamentos e problemas mais frequentes - está disposto a lidar com os problemas que podem surgir? Como baba, pelo por todo o lado, nervosismo, ladrar excessivo, etc?
3) Reveja os motivos principais pelos quais quer adquiri um cachorro
4) Assegure-se do nível de cuidados diários que vai conseguir dar ao cão - escovagem, cuidados dentários, exercício físico, socialização, atenção e treino.
5) Verifique e confirme bem o local de onde virá o seu novo cachorro - visite a ninhada, observe bem o temperamento dos pais, as condições em que são criados, tente conhecer pessoas que têm cães provenientes do mesmo local