Home Conselhos Saúde Reprodutiva Deverei esterilizar os meus animais de estimação?

Deverei esterilizar os meus animais de estimação?


As fêmeas não precisam de ter uma ninhada ou um cio antes de serem esterilizados.
Os cães machos podem ainda ter alguns espermatozóides na uretra após a castração, por isso é importante mantê-los afastados das fêmeas em cio pelo menos durante mais uma semana após a castração.

Por que deverei esterilizar o meu cão ou gato?
Recomenda-se que todos os animais que não se pretenda utilizar para reprodução sejam esterilizados. Não apenas evita ninhadas indesejadas mas também traz imensos benefícios de saúde. Nos cães macho, a esterilização previne os problemas futuros de próstata, cancro dos testículos e reduz os comportamentos indesejados de fuga, agressão e marcação de território. Nos gatos macho reduz a agressividade e o odor da marcação de território com urina. Nas gatas e cadelas elimina o risco de infecções no útero (piómetra) e diminui o risco de cancro da mama.

Com que idade se deve esterilizar os animais?
Geralmente recomenda-se a esterilização por volta dos 5 ou 6 meses.

Em que consiste a esterilização?
A esterilização das fêmeas consiste numa ovariohisterectomia completa, isto é uma cirurgia em que os órgãos reprodutivos internos das fêmeas são removidos cirurgicamente sob anestesia geral.
Nos machos consiste na remoção cirúrgica dos testículos também sob anestesia geral. Devido à sua localização, torna-se num procedimento muito mais rápido e simples nos machos normais.

Quais são os riscos?
Como em qualquer procedimento cirúrgico, existem vários riscos que apesar de lhes providenciarmos cuidados médicos de excelência, não podem ser totalmente eliminados:
O risco anestésico pode ser controlado com a adequação do protocolo anestésico às necessidades de cada paciente. Em animais jovens e saudáveis o risco anestésico é mínimo, mas recomendamos sempre a realização de um painel de exames e análises pré-cirúrgico.
O risco geral do procedimento é também controlado com uma boa execução das técnicas cirúrgicas e com os cuidados pós-operatórios adequados.
Por vezes os animais ficam doridos no local da intervenção, seja com um pouco de hematoma ou mesmo de dermatite por se ter rapado o pelo localmente. Damos sempre analgésicos aos nossos pacientes após as cirurgias para aliviar as dores e damos-lhe a opção de continuar com os analgésicos em casa para que o seu animal não sofra dor e desconforto nos dias que seguem a intervenção cirúrgica.
Por vezes os animais demonstram algum nível de inchaço e de vermelhidão em redor do local de sutura que em geral é normal e é apenas a reacção normal do corpo aos pontos.

Existem efeitos negativos?
Muitas pessoas acreditam que esterilizar irá mudar a personalidade do seu cão. Isto não é o caso. A esterilizaçºao pode reduzir o comportamento agressivo dependendo da causa mas não muda o comportamento geral de um cão. A esterilização abranda o metabolismo do animal e muitas pessoas notam que o seu animal ganhou peso. Isto pode ser controlado com uma dieta adequada para cães esterilizados. Algumas femeas podem desenvolver  incontinência urinária como consequência da esterilização mas é imprevisível se isto irá acontecer e geralmente é controlável com medicação.

A minha cadela está no cio, deverei esperar?
A esterilização é um procedimento arriscado quando a fêmea se encontra no cio porque os vasos sanguíneos do útero e dos ovários se encontram engurgitados nesta altura e os próprios tecidos estão mais sujeitos a danos durante a intervenção cirúrgica. Se a sua cadela está no cio, o melhor é esperar 2 a 4 semanas após o fim do cio para fazer a cirurgia.

A minha cadela/gata teve bebés há pouco tempo, deverei esperar?
É melhor esperar que os cachorrinhos ou gatinhos já sejam crescidinhos e já tenham deixado de mamar e que as mamitas da mãe já tenham recuperado por completo antes de se realizar a cirurgia.

5 pontos a fixar:
1) A esterilização tem benefícios de saúde reais: redução de incidência de  tumores mamários, ováricos, uterinos (fêmeas), testiculares e prostáticos (machos), prevenção das infecções uterinas, abortos e complicações de gravidez e parto.
2) Todas as cirurgias têm riscos que podem ser minimizados com cuidados veterinários de excelência
3) A esterilização não muda a personalidade do seu animal. O que faz é reduzir comportamentos de agressividade por dominância.
4) Quanto mais repouso, melhor a recuperação depois da cirurgia
5) Prevenção de ninhadas indesejadas e de sobrepopulação.