Home Conselhos Intoxicações Intoxicação por Paracetamol

Intoxicação por Paracetamol

O Paracetamol é tóxico para cães e gatos!

O Paracetamol (Ben-U-Ron®, …) é um anti-inflamatório e anti-pirético (baixa a febre) que é muito utilizado para vários tipos de dores. É um medicamento muito popular e disponível sob a forma de cápsulas, comprimidos, pó efervescente, etc, que podem ser facilmente ingeridas pelos animais mais curiosos. Como é um medicamento tão comum, é também dos que mais vezes causa intoxicações.

Por que é que o Paracetamol é tóxico para os cães e gatos?

Enquanto que o paracetamol é geralmente seguro para as pessoas, nos cães e gatos pode ser fatal em doses relativamente baixas. Apenas um comprimido ou uma parte dele pode ser fatal porque o metabolismo (a forma como o organismo transforma e utiliza o medicamento) é diferente nos animais. O fígado dos animais não consegue processar o paracetamol da mesma forma que o nosso.Nos gatos qualquer dose, mesmo uma minúscula é considerada perigosa. O paracetamol danifica muito rapidamente os glóbulos vermelhos dos gatos.Nos cães a dose tóxica depende do peso e da saúde do seu animal. Quando maior a dose, maior o risco. Os danos acontecem ao nível do fígado, sistema digestivo e olhos, podendo ser permanentes. Com doses muito altas, ocorrem danos ao nível dos glóbulos vermelhos.

O que devo fazer se o meu cão ou gato ingeriu paracetamol?

Se estiver a demonstrar sintomas, o seu animal deve ser consultado imediatamente para que se possa administrar o antídoto a tempo. Caso o seu animal tenha acabado de ingerir o medicamento, contacte a Clínica para que o possamos aconselhar.Mantenha-se calmo e dê todas as informações que lhe forem pedidas, para que possamos ajudar o seu animal. É importante saber quando é que aconteceu a ingestão (há quantas horas), que quantidade pode ter sido ingerida, se havia mais ingredientes no medicamento em questão (ex: cafeína, etc) e se o historial de doença do seu animal, incluindo medicação que toma habitualmente.

Quais são os sintomas de intoxicação por paracetamol?

Os sinais são: náuseas, vómitos, diarreia, letargia, depressão, gengivas/língua pálidas e azuladas (inicialmente), fraqueza, alterações respiratórias, colapso, coma, edema (inchaço) do focinho e das patas (especialmente nos gatos), olhos secos (queratoconjuntivite seca) nos cães, urina escura e gengivas escuras (tardiamente).Se além do paracetamol também houve ingestão de outras substâncias, o seu animal pode apresentar mais sintomas, incluindo alterações do estado mental, ataxia (andar como se estivesse bebedo), hiperactividade, agitação, tremores, convulsões, etc.

Intoxicação por Paracetamol