Home Conselhos Cuidados Básicos Cuidados Dentários

Cuidados Dentários


Como donos de animais nós gostamos de manter durante o maior tempo possível os nossos animais vivos e saudáveis connosco e de facto existe uma maneira de melhorar a saúde dos nossos animais que muitas vezes é menosprezada pelos donos: melhorar a saúde dental.  

A doença dental é o problema mais frequentemente diagnosticado nos animais de companhia, e um tratamento apropriado pode adicionar 2 a 4 anos de vida ao animal!
Um simples exame físico pelo seu veterinário pode ajudar a determinar se existe ou não doença dental. Apesar de a saúde oral começar em casa com a escovagem dos dentes, alguns animais precisam mesmo assim de uma limpeza profissional a cada 6 meses a 2 anos.
Há estudos que demonstram que 80% dos cães e 70% dos gatos mostram sinais de doença dental até aos 3 anos de idade.
Nos animais a doença dental provoca não apenas mau hálito, perda de dentes ou dor de dentes, mas também doenças sistémicas. À medida que a doença periodontal avança esta pode entrar na circulação sanguínea e causar doença cardíaca (nas válvulas), renal ou hepática, levando a um encurtar da esperança de vida do seu animal.  

Cuidados Iniciais
Para prevenir o aparecimento de doença periodontal, os donos devem cuidar de tratar os dentes dos seus animais desde muito cedo, começando por escovar os dentes todos os dias. Em animais mais velhos o aparecimento de tártaro inviabiliza esta limpeza diária até se fazer uma destartarização, uma vez que a escovagem apenas é eficaz quando feita em dentes limpos.  

Cuidado rotineiro
Para além da limpeza dental diária, deve levar o seu animal a uma limpeza dental profissional! Todos queremos que os nossos animais vivam para sempre.
Com os apropriados  cuidados dentários conseguimos acrescentar uns anitos à sua vida!

Cuidados Dentários
Cuidados Dentários